terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Fotografia de viagem
As férias estão chegando e pensando nisso separamos algumas dicas de como fotografar e tratar seu equipamento nesse período tão prazeroso que com certeza vai deixar várias recordações, seguindo essas dicas suas férias ainda vão render fotos incríveis e sem dor de cabeça na volta.
Para garantir a produção de boas fotos durante uma viagem é necessário tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas úteis:
1- Cuidados com o equipamento. Sempre que for viajar, todo cuidado com o equipamento é pouco. Quando estamos viajando nosso equipamento está sujeito à poeira, areia, vibrações, impactos, quedas e mergulhos na água. Quando for viajar para a praia ou lugares com poeira ou areia, mantenha sempre seu equipamento dentro de seu estojo ou bolsa, e se possível embrulhados em sacos plásticos.
2- Nunca deixe sua câmera em contato direto com o sol. Se for viajar para lugares com muita chuva, mantenha todas as câmaras e lentes embrulhadas uma a uma em sacos plásticos fechados.
3- Em estradas com muitos buracos, evite transportar a câmera no porta malas por causa do excesso de vibração. O melhor local é transportar a bolsa com a câmera em cima do assento do banco bem fixada. Se molhar a câmera, corra o mais rápido possível até a assistência técnica, mas provavelmente, nunca mais será a mesma.
4- Uma boa composição é indispensável para melhorar o aspecto visual da fotografia e fazer que ela fique mais agradável. Quando fotografar paisagens o melhor dividir a fotografia em 3 linhas horizontais, e deixar uma linha para o céu e duas para a parte da terra ou água. Não se sabe porque mas a mente humana tende a considerá-la harmoniosa e satisfatória. Uma outra opção é inverter, deixando duas linhas para o céu e uma para a terra ou água, enfatizando assim a região do céu. A foto horizontal realça a distribuição lateral do espaço. Nas outras fotografias uma maneira de conseguir uma melhor composição é seguir a regra dos terços. Divida o quadro em 3 tiras horizontais e verticais, que formarão 4 cruzamentos de linhas. Mantenha o assunto principal centralizado nesses cruzamentos de linhas. Seguindo esta regra sua foto sairá mais satisfatória e agradável. Ao fotografar um objeto em movimento deixe um espaço vago à frente para indicar o caminho que ele percorreria. Exemplo: quando fotografar um barco, mantenha-o meio a esquerda para mostrar que ele está se deslocando para a parte central da fotografia. Estas regras são usadas por fotógrafos experientes há muitas décadas, mas isso não significa que não podemos contrariá-las. Há muitas fotografias de fotógrafos famosos que contrariaram estas regras e que foram premiadas e publicadas em várias revistas e livros do mundo inteiro. O que vale é a criatividade e o bom senso.
Fonte: http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=1309#
Nenhum comentário:
Postar um comentário